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SEGUNDA A SEXTA DAS 07h ÀS 18h

(27) 3361-1872

Institucional

HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO

O CESM – CENTRO EDUCACIONAL SOUZA MARQUES iniciou suas atividades como Escolinha Maria Fumaça, em 1994, atendendo a educação infantil sendo autorizada em 1997 através da Resolução CEE nº 192/97, em 2003 foi autorizada e reconhecida através da Resolução CEE nº. 772/2003 onde passou a atender também as séries iniciais de 1ª a 4ª série do ensino fundamental de oito anos. Pela Resolução CEE nº 1300/2006 passou a denominar-se CENTRO EDUCACIONA SOUZA MARQUES, após alguns anos em 2011 a instituição através da Resolução CEE/ES Nº 2590/2011 foi autorizada a implantar as séries finais de 6º a 9º do ensino fundamental de nove anos.

Filosofia, Missão, Visão e Objetivos

a) Filosofia

 A filosofia que melhor se adapta a nossa instituição de ensino é aquela pautada numa concepção transformadora da educação que contempla o interacionismo no processo de construção de conhecimentos dos educandos, considerando os sujeitos ativos e co-responsáveis pelo processo de ensino.

Buscamos uma pedagogia progressista integrada que ajude a pessoa humana a ser justa consigo e com o próximo, que dê liberdade de criação e transformação da nossa sociedade.

 

b) Missão

Oferecer educação inovadora, fundamentada na construção do conhecimento, que  favoreça a autonomia e promova a excelência humana e acadêmica e o desenvolvimento de uma sociedade sustentável.

 

c) Visão 

Ser reconhecida como instituição de educação que concretiza o processo de ensino e aprendizagem, com qualidade, ética e comprometimento, formando cidadãos críticos e conscientes.

 

d) Objetivos 

Os objetivos da educação escolar do Centro Educacional Souza Marques definem crenças, valores e propósitos da ação pedagógica nas dimensões humana, cultural, sociopolítica e ética, compreendendo:

  1. o desenvolvimento de uma atitude fundamentada nos valores que garantem relações humanizadas, na busca da democratização e participação, em defesa da vida.
  2. o exercício da cidadania por meio da participação social e política, numa postura crítica, ética e solidária que contribua para a transformação da realidade.
  3. a construção da autonomia, atuando de forma co-responsável nos processos individuais e coletivos, num ambiente que incentive a busca da formação continuada.
  4. tratamento crítico das informações, revelando ideologias e denunciando contra-valores.
  5. a apropriação das diferentes linguagens, como forma de expressão e comunicação de ideias, interpretação e utilização das produções culturais, científicas e tecnológicas.
  6. a busca de uma consciência ecológica, que suscite ações proativas, para garantir os valores vitais, afetivos e estéticos.
  7. o desenvolvimento de competências para atuar no mundo do trabalho, construindo relações éticas de respeito por si mesmo e pelos membros da comunidade.
  8. o desenvolvimento do espírito científico.
Indicadores de Qualidade

O CENTRO EDUCACIONAL SOUZA MARQUES se fundamenta na análise de dados quantitativos combinados com indicadores qualitativos, para enriquecer a compreensão de eventos, fatos ou situações da área educacional, auxiliando na identificação, monitoramento e análise de determinada situação e, consequentemente, na tomada de decisões.

Tendo por base que os indicadores educacionais são construídos para atribuir um valor estatístico à qualidade do ensino de uma escola, atendo-se não somente ao desempenho dos alunos, mas também ao contexto econômico e social em que as escolas estão inseridas.

A Escola utiliza estas ferramentas para auto-avaliar-se e oferecer melhoria da qualidade da educação e dos serviços oferecidos à sociedade pela escola.

O grande desafio para o Centro Educacional Souza Marques é colocar em prática, hoje, o que vai servir para o futuro. A educação se constitui, na verdade, de uma estratégia adotada pelas sociedades para permitir que os indivíduos sejam criativos e atinjam o máximo de suas capacidades e que sejam, socialmente, capazes de cooperar com o próximo em ações comuns.

RESPONSABILIDADE SOCIAL DA INSTITUIÇÃO

As relações estabelecidas pelo Centro Educacional Souza Marques com diversos segmentos da comunidade constitui num valioso instrumento de interação do processo ensino-aprendizagem. Verificamos que a relação com as instituições próximas à escola pode resultar em simples colaboração, ou em significativas parcerias para a execução de ações conjuntas.

Neste passo, a Escola sempre esteve comprometida em desenvolver a filosofia de educar em consonância com a plena formação do cidadão crítico, possibilitando o desenvolvimento lógico, sendo capaz de fazer a leitura do mundo em que vive. As relações e parcerias firmadas pela Escola estão sendo assentado à proposta didática pedagógica que leve o aluno a observar, comparar e estabelecer sua autoaprendizagem.

O contato com a natureza faz com que as crianças vejam as consequências das ações humanas no ambiente e aprendam a ter uma postura ecologicamente correta. Por este motivo os projetos do Centro Educacional Souza Marques permite aos essa vivencia e envolvimento onde os alunos se tornam mais participativos, determinados e conscientes de suas ações.

A escola busca atender sua comunidade em que está inserida, de forma acessível, propiciando ao aluno um melhor aprofundamento de estudos. Consolidando a formação básica na construção de princípios cívicos, políticos e éticos, preparando o aluno para a continuidade de estudos. Tendo como sua principal missão, compromisso de se dirigir tanto para a aprendizagem de informações quanto para a inserção social que remetem à possibilidade de cada aluno perceber-se como membro de um grupo, de uma comunidade, de uma sociedade, com possibilidades de participação e responsabilidades com a vida coletiva e produtiva.

FORMAS DE COMUNICAÇÃO INTERNA E EXTERNA E DE INTEGRAÇÃO COM A COMUNIDADE

O Centro Educacional Souza Marques acredita em uma comunicação integrada que vai além de um diálogo produtivo, mas um planejamento conjunto no processo de tomada de decisões, que deve incluir outras  instâncias da empresa, que não as vinculadas especificamente à comunicação/marketing,  deve ser compartilhado, a todos que se reportam. Sendo um diferencial em nossa instituição, uma tendência que aponta para o futuro. As relações estabelecidas pela Escola com diversos segmentos da comunidade constituem num valioso instrumento de interação do processo ensino-aprendizagem.

Essa dinâmica de trocas permite a ampliação da construção de conhecimentos na escola, onde os alunos vivenciam situações reais do cotidiano, despertando sua consciência e responsabilidade quanto a diversos temas. Um exemplo de trabalho desenvolvido pela Escola foi o Projeto “Era uma vez no século XVIII”, o Projeto ENVELHE “SER” e o   “Projeto Estudando Fora da Escola”, proporcionando aos alunos visitas a empresas de diversos segmentos (ambiental, industrial, reflorestamento, empresarial), bem como as instituições filantrópicas (asilos, creches, orfanatos).

O Centro Educacional Souza Marques oferece uma educação comprometida com a formação do cidadão, colocando o educando como centro do processo, onde os alunos são a razão de ser da Escola e compreender, atender, superar suas necessidades e expectativas é nosso compromisso maior.

Queremos possibilitar a expressão dos alunos frente aos temas em discussão e da vida cotidiana, que ele organize suas ideias, desenvolva seu raciocínio lógico e que seja capaz de fazer uma leitura crítica e consciente do mundo. Para alcançarmos nossos objetivos consideramos como básico a responsabilidade, a organização e a disciplina aliada.

DESCRIÇÃO DA INFRAESTRUTURA FÍSICA

O Centro Educacional têm infraestrutura bem próxima a ideal para o ensino, isto é, têm biblioteca, laboratório de informática, sala multimídia, quadra esportiva, laboratório de ciências, cantina, três pátios cobertos e dependências adequadas para atender a estudantes com necessidades especiais. E investe por melhoria institucional constante, realizando reformas anual, a fim de proporcionar um ambiente agradável e bem estruturado para todos os seus funcionários, bem como para atender a sua clientela.

No último ano investiu muito em tecnologia estruturando as salas de ensino fundamental II, com televisões com acesso a internet e/ou datashow, onde o profissional pode utilizar deste recurso sempre que for necessário, permitindo um ambiente mais propício para o ensino e aprendizagem.

A escola visando a qualidade de ensino disponibiliza duas redes de internet de 5Mb cada, sendo distribuídas por roteador para as salas de aula, sala dos professores, sala de multimídia, laboratório de informática, laboratório de ciências e artes. Por meio deste buscou-se disponibilizar recursos que possibilitem o desenvolvimento de práticas educativas de qualidade que promovam e ampliem as condições necessárias para o exercício crítico e ativo da cidadania proporcionando uma interação entre educação formal e as necessidades da sociedade moderna. Em 2015 com o intuito de integrar e a gestão, implantou um software de gerenciamento escolar (sistema escolaweb),  que disponibiliza as seguintes ferramentas: secretaria, financeiro, acadêmico, portal do aluno, portal dos pais, aplicativos diário on-line, matrícula digital, e-mail e SMS.

POLÍTICA DE ATENDIMENTO AOS ESTUDANTES

A avaliação é um procedimento contínuo e acumulativo inerente ao processo ensino-aprendizagem, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.  A avaliação do aproveitamento do estudante considera seu desenvolvimento nos aspectos cognitivos, afetivos e psicomotor em cada um dos componentes curriculares.

O processo de avaliação tem como objetivo fornecer ao estudante informações sobre seu próprio processo e/ou dificuldades que devem ser superadas, identificar as necessidades dos estudantes no sentido de planejar e/ou replanejar as atividades pedagógicas, orientar o desempenho dos estudantes de acordo com o currículo proposto, determinar o nível de expectativas do Centro Educacional Souza Marques  em relação a realidade cultural dos estudantes, tendo em vista o sucesso da aprendizagem e os mínimos fixados para promoção. E ainda ajustar os objetivos e experiências de aprendizagem às condições e necessidades do contexto em que se situa a escola.

A verificação do aproveitamento do aluno é feita por meio da avaliação diagnóstica e formativa. A avaliação diagnóstica é realizada na fase de preparação do planejamento com vistas ao levantamento das condições reais em que o plano deve se apoiar, levando-se em consideração o aluno e comunidade em que se encontra.  A avaliação formativa é realizada durante o processo, visando detectar falhas na aprendizagem e reorientar, caso necessário, o processo ensino-aprendizagem.

Para efeito de registro do aproveitamento, a Escola adota um sistema baseado numa escala de pontos por trimestre, totalizando 100 (cem) pontos no decorrer do ano letivo e o aluno necessita para sua aprovação o mínimo de 60 (sessenta) pontos.

A pontuação trimestral é a soma dos pontos atribuídos aos trabalhos individuais, grupais, assiduidade, participação, testes e provas. A média anual do aluno obedecerá ao seguinte critério tomando-se como base a média dos trimestres: (1º trimestre + 2º trimestre + 3º trimestre) = média anual.

Os dados obtidos nas diversas formas de avaliação são registrados no diário on-line do professor e ao final do trimestre, impresso e entregue à secretaria do Centro Educacional Souza Marques para arquivar, obedecendo às disposições legais.

No Ensino Fundamental, a avaliação assumirá um caráter orientador, levando-se em conta o desenvolvimento do educando nos aspectos sócio afetivo, cognitivo e psicomotor, sem apresentar retenção nos dois primeiros anos escolares.

A observação e o registro se constituem nos principais instrumentos de que o professor dispõe para apoiar sua prática; o professor registrará contextualmente, os processos de aprendizagem das crianças, a qualidade das interações estabelecidas com outras crianças, funcionários e com o professor. A observação é registrada pelos professores, de forma escrita, e ao término de cada trimestre, será transferida em ficha própria elaborada pela escola. 

Entende-se por promoção a passagem do aluno para o ano subsequente, desde que alcançados os requisitos previstos como mínimos no ano anterior. Considera-se aprovado o estudante que obtiver média final igual ou superior a 60 (sessenta) pontos, desde que atinja um mínimo de 75% de frequência sobre o total da carga horária do respectivo período letivo.

É considerado reprovado o aluno que tenha frequência inferior a 75% (setenta e cinco por cento) do total das horas letivas anuais do ano em curso, mesmo com pontuação igual ou superior ao mínimo estabelecido neste Regimento.

Na verificação do rendimento, para efeito de promoção, o aluno deve obter um mínimo de 60% (sessenta por cento), dos pontos em cada componente curricular. A aprovação do educando resulta da análise de seu processo de aprendizagem, registrado em diário de classe e na Secretaria.

A recuperação é procedimento regular no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem sempre que ocorrer defasagem entre o objetivo de ensino e a aprendizagem do estudante e como tal, deve ser oferecida pelos professores, ao longo dos estudos do estudante.

A recuperação paralela se processa em todas as oportunidades que o professor julgar necessário. É concedida nova oportunidade de aprendizagem, mediante estudo de recuperação final, aos estudantes que não obtiverem rendimento suficiente.

A recuperação paralela e final é ministrada mediante seleção de objetivos fundamentais de cada componente curricular, sob a forma de aulas, pesquisas, estudos dirigidos, e avaliado pelo professor. Sendo obrigatória a frequência a todas as atividades de recuperação final estabelecidas para cada componente curricular e na nota final do estudante são atribuídos valores de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, onde o resultado deverá ser igual ou superior a 60 (sessenta) pontos. O período de recuperação final será fixado em calendário escolar.

Será concedida nova oportunidade de aprendizagem (NOA) para o aluno, assumidos pela família, no período de férias escolares e avaliados pela Escola, antes do início do novo período letivo, com atribuição de valor correspondente a 100 (cem) pontos.

O Centro Educacional Souza Marques concentra seus esforços na dinamização de uma estrutura física e pedagógica para à oferta da Educação Básica, tendo o compromisso de se dirigir tanto para a aprendizagem de informações quanto para a inserção social que remetem à possibilidade de cada aluno perceber-se como membro de um grupo, de uma comunidade, de uma sociedade, com possibilidades de participação e responsabilidades com a vida coletiva e produtiva.

Neste sentido, a política de absorção de alunos com necessidades especiais, em respeito à legislação, também ocorrerá no CESM considerando toda infra estrutura e capacidade didático pedagógica que dispõe a Escola. No entanto, no momento não há nenhum educando cuja necessidade, acerca de acessibilidade, que exija uma infraestrutura além da já existente.

Para os discentes com dificuldade de aprendizagem acentuada é realizado um trabalho colaborativo com estagiária do curso de pedagogia, com auxílio na realização das atividades planejada e preparadas pelo professor regente.  

PLANO DE SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA

Os recursos financeiros do Centro Educacional Souza Marques são constituídos pelo capital inicial da mantenedora, por doações, dotações ou legados que esta tenha recebido ou venha a receber e pelas anuidades arrecadadas dos estudantes, através de parcelas pagas mensalmente, de acordo com a legislação vigente.

Um percentual significativo deste recurso financeiro é investido em manutenção de sua infraestrutura física, na formação continuado do corpo docente, na promoção e ampliação de tecnologia avançada. Criando condições de trabalho para um perfeito desempenho de todo o pessoal, visando o aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem.