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SEGUNDA A SEXTA DAS 07h ÀS 18h

(27) 3361-1872

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Educação Infantil

Constituem os objetivos específicos da Educação Infantil:

  • Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
  • Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar;
  • Estabelecer vínculos afetivos, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
  • Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
  • Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
  • Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
  • Utilizar diferentes linguagens - corporal, musical, plástica, oral e escrita - ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo sua capacidade expressiva;
  • Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.

 

Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental com duração mínima de 09 (nove) anos tem por objetivos:

  • O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
  • A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
  • O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e á formação de atitudes e valores;
  • O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços da solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social;
  • A formação da criança e do pré-adolescente, variando em conteúdos e métodos;
  • O desenvolvimento de atividades pedagógicas integradas, contínuas e progressivas, que atendam as características bio-psico-sociais do educando.

 

Metas Institucionais

  1. A participação do maior número de estudantes em atividades científicas, culturais e esportivas como as olimpíadas brasileiras, concursos de dança, festivais de teatro, campeonatos, jogos estudantis, bienais de arte, coletivos, revistas, concursos de poesias, integrando de forma humanizada a todas as áreas do conhecimento e buscando a superação da hierarquia entre as disciplinas, pois todas são fundamentais para a formação humana.
  1. Valorização do Projeto Político Pedagógico como norteador das práticas pedagógicas e da organização do trabalho da escola.
  1. Criação de canais para que as vozes individuais e coletivas se transformem em ações concretas de mudanças de paradigmas, de saberes, de uma nova educação para um novo cidadão, para uma nova sociedade, para um novo país e Estado.

Perfil do Egresso

O Centro Educacional Souza Marques está localizado no bairro Itapebussu, Município de Guarapari. Atualmente, o bairro conta com boa infraestrutura e segurança pública e localização de fácil acesso. O bairro é residencial, mas também apresenta um grande fluxo comercial, sendo servido por um sistema de transporte coletivo o que possibilita o deslocamento de alunos não só dos bairros que o circundam, mas de toda região da Grande Guarapari.

O bairro vem passando por um processo de urbanização, contando ainda com serviços de saúde, estabelecimentos comerciais que dão suporte a toda comunidade local.

A tendência é que a clientela a ser atendida seja formada por moradores não só do bairro, mas de outros locais, considerando que a cidade vem crescendo continuamente por força das empresas que ali estão se instalando.

Quanto a área educacional, existe hoje uma deficiência em atender a toda comunidade local e bairros que circunvizinham, havendo necessidade de ofertas em todos níveis e modalidades de ensino, principalmente no que tange a Educação Infantil e Ensino Fundamental, pois, a maioria dos moradores do bairro, são formados por profissionais que trabalham em empresas e indústrias, necessitando desta forma, suporte das escolas para atender às necessidades educacionais dos seus filhos.

Os alunos do Centro Educacional Souza Marques, são oriundos de famílias que trazem em si características sócio-econômico-cultural heterogenias, formados por antigos e novos moradores do bairro, próprio do fenômeno demográfico que acontece na Grande Guarapari.

 

Organização da oferta pretendida

Educação Básica – Educação Infantil e Ensino Fundamental (1º ao 9º ano)

 

Turno e horário de Funcionamento

O Centro Educacional Souza Marques funciona no seguinte turno e horário:

TURNO MATUTINO: das 07h às 11:30 h, e recreio das 9:00 h às 9:20 h

TURNO VESPERTINO: das 13h às 17:30 h, e recreio: das 15:00 h às 15:20 h

Proposta Política Pedagógica

CONCEPÇÕES QUE EMBASAM A PRÁTICA EDUCATIVA

 

Filosofia educacional 

O CENTRO EDUCACIONAL SOUZA MARQUES adota uma filosofia que visa o desenvolvimento integral do ser humano, baseada nos seguintes princípios: que formem cidadãos capazes de analisar, compreender e intervir na realidade, visando ao bem-estar do homem, no plano pessoal e coletivo; que se inicie a procura de novas verdades em busca de valores novos para um mundo novo; que se inicie o desenvolvimento da criatividade, do senso crítico, da responsabilidade social, da postura do equilíbrio entre os componentes intelectuais, éticos, afetivos e físicos da personalidade; que se desenvolva a capacidade de análise e síntese, o autoconhecimentos, a sociabilidade, a autonomia e a responsabilidade, integrando-se a formação cientifica e tecnológica, conduzindo ao exercício da cidadania, que favoreçam a realização, as aptidões voltadas ao serviço do bem comum; que possibilite ao educando o aprendizado para viver em sociedade, alcançando os objetivos propostos dando sua parcela de contribuição para a construção de um mundo melhor.

Valores

O CENTRO EDUCACIONAL SOUZA MARQUES, busca estar adequado às novas demandas da sociedade do conhecimento, que requer mudanças na prática social da educação. Nesse sentido, as atuais propostas educacionais apontam para a construção de uma sociedade mais justa, democrática, não mais amparada na cultura do fazer, da classificação discriminatória e da exclusão, mas sim, centrada no conhecimento e na inclusão social, onde se preconiza os valores:

a) Autonomia pessoal e coletiva
b) Discernimento
c) Respeito às diferenças
d) Solidariedade
e) Alteridade
f) Responsabilidade
g) Cooperação
h) Cordialidade
i) Diálogo intercultural

 

Metodologias de Ensino

O Currículo reflete a concepção de educando e de sociedade que se quer formar, a forma de organização do trabalho na escola, a postura dos educadores, a organização dos conteúdos e a metodologia de ensino deve expressar a construção social do conhecimento, e propor uma sistematização de meios para que essa construção se efetive.

O currículo deve se fundamentar nos princípios da identidade, diversidade e autonomia que têm como finalidade favorecer parâmetros à escola no que se refere à definição de papéis junto ao aluno e ao contexto social onde a mesma se encontra inserida.

Se a Escola pretende de fato preparar cidadãos críticos, responsáveis e comprometidos na sociedade, ela mesma deverá ser capaz de tomar decisões acerca dessa nova aprendizagem e ampliar a discussão para verificar qual a melhor forma de se atingir esses objetivos. Essa é a grande contribuição dos princípios da identidade, diversidade e autonomia. O currículo deve se pautar também na difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos de respeito ao bem comum e à ordem democrática.

Na Educação Infantil o currículo tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até 5 (cinco) anos de idade, em seus aspectos físico psicológico, intelectual e social, complementando ação da família e da comunidade.

A partir do exposto, a prática da educação infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:

  • desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
  • descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar;
  • estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
  • estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
  • observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
  • brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
  • utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido,
  • expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
  • conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.

 

O currículo no Ensino Fundamental tem como objetivos gerais:

  • a formação básica do cidadão;
  • desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
  • a compreensão do ambiente natural e social do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
  • desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
  • fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

Os programas e a metodologia utilizada devem proporcionar condições para que a criança participe ativamente na construção de seu conhecimento ampliando suas experiências e conhecimentos, dentro e fora da escola, estimulada pelo interesse de compreender o processo de transformação da natureza e o de convivência em sociedade. 

 

Práticas pedagógicas

A pedagogia que melhor se adapta a nossa instituição de ensino é aquela pautada numa concepção transformadora da educação que contempla o interacionismo no processo de construção de conhecimentos dos educandos, considerando os sujeitos ativos e co-responsáveis pelo processo de ensino.

Buscamos uma pedagogia progressista que ajude a pessoa humana a ser justa consigo e com o próximo, que dê liberdade de criação e transformação da nossa sociedade.

  • Construir juntos o conhecimento como sugestão da ação coletiva, visando a superação do individualismo;
  • Estabelecer relações de respeito, consideração mútua, carinho e compreensão;
  • Discutir e estabelecer regras de convivência grupal;
  • Estabelecer uma relação de autoridade (professor) e autonomia (aluno) desvinculada de uma relação autoritária;
  • Enfatizar aspectos positivos do aluno;
  • Estabelecer um clima saudável na sala de aula onde o aluno sinta liberdade de se expressar, apresentar dúvidas ao grupo e encontrar respostas;
  • Orientar os alunos no sentido de que a obtenção de respeito se adquire através do diálogo e respeito mútuo.

 

Articulação entre as atividades desenvolvidas na instituição

A Proposta Pedagógica do Centro Educacional Souza Marques reflete no esforço em conjunto da Escola, família e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola

Em busca de uma oferta educacional que, efetivamente, vá de encontro às suas expectativas e atenda às reais necessidades do educando a partir da interdisciplinaridade, o Centro Educacional Souza Marques adota de uma práxis pedagógica voltada para o atendimento individual e calcada no treinamento contínuo do corpo docente e técnico-administrativo e, sobretudo alicerçada no desejo forte e persistente de oferecer um ensino com qualidade que possibilite ao educando a obtenção de recursos para lidar com os imperativos da sociedade atual e o enfrentamento das mudanças socioeconômicas, trilhando o caminho de democratização de oportunidades educativas para todos.

A presente proposta trabalhou elementos reais e representa a busca do possível. Deste modo a Instituição está consciente do caráter de provisoriedade desta proposta, pois toda proposta pedagógica é construída no dia-a-dia, vivenciada passo-a-passo por todos os que participam do processo educativo.

Por possuir caráter provisório é, portanto, passível de reestruturação, mudanças e alterações – é algo sempre inacabado – em contínua avaliação visando as melhores condições de aprendizagem e sempre está voltada para a realidade e para o atendimento das necessidades do contexto social em que está inserida.

A exemplo:

  • A participação direta da família, seja em reuniões gerais, trimestrais ou por meio de plantões pedagógicos, que se traduzem em atendimentos individuais aos pais tendo todo o corpo docente e administrativo disponíveis;
  • A disponibilidade da Proposta Pedagógica aos profissionais da Instituição e aos pais dos alunos, seja on-line ou por meio de manuseio. Esta, também presente nos conselhos de classe e de final de ano;
  • A Avaliação Institucional (enviada à comunidade escolar interna e externa) acerca da Instituição e dos profissionais desta. Avaliação, que porventura, acontece nos momentos de reuniões de pais.

Os instrumentos supracitados, tendem a mostrar-se não somente eficientes, mas também eficazes no processo de avaliação.

Transversalidade e Currículo

Embora a transversalidade pressuponha que os conteúdos dos temas transversais sejam contemplados pelas áreas e não configurem um aprendizado à parte delas, todos os temas têm sua fundamentação e tradução em elementos curriculares explicitados nos conteúdos propostos.

A perspectiva transversal aponta uma transformação da prática pedagógica, pois rompe o confinamento da atuação dos professores às atividades pedagogicamente formalizadas e amplia a responsabilidade com a formação dos alunos. Ela se define em torno de quatro pontos:

  • traz a necessidade da Escola refletir e atuar conscientemente na educação de valores e atitudes em todas as áreas, garantindo que a perspectiva político-social se expresse no direcionamento do trabalho pedagógico;
  • influencia a definição de objetivos educacionais e orienta eticamente as questões epistemológicas mais gerais das áreas, seus conteúdos e, mesmo, as orientações didáticas;
  • os temas não constituem novas áreas, pressupondo um tratamento integrado nas diferentes disciplinas;
  • a inclusão dos temas implica a necessidade de um trabalho sistemático e contínuo no decorrer de toda a escolaridade, o que possibilitará um tratamento cada vez mais aprofundado das questões trabalhadas.

Os temas transversais envolvem: ética, pluralidade cultural, meio ambiente, saúde, orientação sexual, temas locais, consumo e educação para o trânsito.

 

Avaliação da Aprendizagem

A avaliação é considerada parte integrante do processo educativo e será ampla, constante, contínua, cumulativa e focalizará os aspectos do desenvolvimento cultural e humano do aluno, nos planos individuais e social, no sentido de revelar as potencialidades, as condições pessoais do aluno e o grau de desenvolvimento atingido por ele através das vivências do currículo.

As finalidades do processo de avaliação deverão ser a de fornecer ao aluno, ao professor e à família um diagnóstico da situação do aprendizado; orientar o desenvolvimento do aluno, de acordo com os objetivos propostos pela escola e pelo professor em cada componente curricular; prover informação para ajuste dos objetivos e estratégias de ensino às condições e necessidade do aluno em seu contexto de vida e de aprendizagem e verificar o nível de alcance dos objetivos propostos, por parte dos alunos, tendo em vista sua promoção.

Deverá, portanto, se pautar pela preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos da aprendizagem e dos resultados acumulados ao longo de período letivo sobre os de caráter de final de período.

Pautados no pressuposto de que a avaliação deve ser utilizada como reflexão da prática pedagógica para tomada de decisões, ao longo de todo processo educacional e, não apenas no final da ação educativa, se faz necessário que esta seja concebida como um processo interativo, por meio do qual todos os sujeitos envolvidos instrumentalizam-se para tornarem a aprendizagem mais eficaz, portanto todos avaliam e são avaliados.

Na Educação Infantil a avaliação é feita mediante o acompanhamento, de forma descritiva, do desenvolvimento do aluno nos aspectos cognitivo, psicomotor e atitudinal, sem objetivo de promoção. Por isso consideramos que para a oportunização das ações educativas, torna-se cada dia mais importante privilegiar a observação, análise e reflexão das manifestações das crianças no seu dia-a-dia.

No Ensino Fundamental para expressar a verificação do rendimento escolar é adotado o sistema de pontuação cumulativa. E para efeito de registro do aproveitamento, a Escola adota um sistema baseado numa escala de pontos por trimestre, assim distribuídos no decorrer do ano letivo, conforme tabela abaixo:

                      

Períodos

Pontuação Máxima

Pontuação Mínima

Para aprovação sem recuperação paralela

1º Trimestre

30

18

2º Trimestre

30

18

3º Trimestre

40

24

Total

100

60

 

A pontuação trimestral é a soma dos pontos atribuídos aos trabalhos individuais, grupais, assiduidade, participação, testes e provas. Onde a média anual do aluno obedecerá ao seguinte critério tomando-se como base a média dos trimestres: (1º trimestre + 2º trimestre + 3º trimestre) = média anual.

Os dados obtidos nas diversas formas de avaliação são registrados no diário de classe on-line do professor e impresso ao final de cada trimestre para as devidas assinaturas e arquivo, obedecendo às disposições legais.

Políticas de educação inclusiva

A Escola concentra seus esforços na dinamização de uma estrutura física e pedagógica para à oferta da Educação Básica – Ensino Fundamental, tendo como sua principal missão, compromisso de se dirigir tanto para a aprendizagem de informações quanto para a inserção social que remetem à possibilidade de cada aluno perceber-se como membro de um grupo, de uma comunidade, de uma sociedade, com possibilidades de participação e responsabilidades com a vida coletiva e produtiva.

Neste sentido, a política de absorção de alunos com necessidades especiais, em respeito à legislação, também ocorrerá no CESM considerando toda infra estrutura e capacidade didático pedagógica que dispõe a Escola. No entanto, no momento não há nenhum educando cuja necessidade, acerca de acessibilidade, que exija uma infraestrutura além da já existente.

Para os discentes com dificuldade de aprendizagem acentuada é realizado um trabalho colaborativo com estagiária do curso de pedagogia, com auxilio na realização das atividades planejada e preparadas pelo professor regente.  

 

III – Cronograma de desenvolvimento da instituição 

  • Para a instituição

Ampliação do uso da tecnologia em sala de aula, trabalhando a construção do conhecimento, colocando o foco na aquisição de habilidades e competências na administração do conteúdo.

A participação do maior número de estudantes em atividades científicas, culturais e esportivas como as olimpíadas brasileiras, concursos de dança, festivais de teatro, campeonatos, jogos estudantis, bienais de arte, coletivos, revistas, concursos de poesias, integrando de forma humanizada a todas as áreas do conhecimento e buscando a superação da hierarquia entre as disciplinas, pois todas são fundamentais para a formação humana.

Criação de canais para que as vozes individuais e coletivas se transformem em ações concretas de mudanças de paradigmas, de saberes, de uma nova educação para um novo cidadão, para uma nova sociedade, para um novo país e Estado.

  • Para cada curso

REFERÊNCIAS CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

 

PORTUGUÊS 

CONSIDERAÇÕES PEDAGÓGICAS/OBJETIVO

A Língua é um produto social que apresenta diferenças decorrentes de vários fatores geográficos e sócio-culturais. A Língua escrita envolve o registro de um pensamento e a compreensão do pensamento registrado graficamente.

Nas últimas décadas, montanhas de ilusões pseudomotivadoras têm-se acumulado sobre o ato simples e difícil de ensinar/aprender a Língua Portuguesa. Esqueceu-se de que se lê e o que se escreve. É comunicar-se oral e graficamente com espírito crítico e reflexivo, dominando o uso da Língua em situações concretas.

Quanto ao problema metodológico, este deve ser questionado, tendo como base à análise e a reflexão de nossa realidade de nossas experiências, Afinal, qual é o melhor método? Com certeza, é aquele que educa, que estabelece um diálogo aberto entre professor e aluno, que garante ao aluno o domínio necessário da Língua para posicionar-se como cidadão ativo em uma sociedade progressista.

 

OBJETIVOS

  • Incentivar a oralidade, desenvolvendo gradativamente a consciência da convencionalidade da escrita.
  • Promover o entendimento da escrita como forma de interlocução à distância, no tempo e no espaço, de tal modo que a crença perceba seu valor e sua função social, no meio ambiente e fora dele.
  • Promover o entendimento de que a escrita, para permitir interlocução à distância, obedeça a uma convenção ortográfica da qual cada usuário não pode ser árbrito, mas que é necessário dominá-la para não prejudicar o objetivo primordial da existência da própria escrita.
  • Criar o gosto pela leitura mediante o convívio constante com obras da literatura Infanto/Juvenil.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

  • Leitura: reflexiva, consciente e crítica.
  • Textos literários e não literários (prosa e verso): dos meios de comunicação de massa, das obras científicas e dos alunos.
  • Produção de Textos – Orais e escritos: Similares aos em circulação na sociedade e comprometidos com as reais necessidades do aluno.
  • Estruturas diversificadas: poesias, diálogos, paráfrases.
  • Utilização dos recursos e dos mecanismos que a língua oferece

 

Linguistica:

Conhecimento da gramática de uso-domínio de habilidades comunicativas necessárias ao domínio do padrão culto.

Aspectos relativos à:

  • Estrutura textual:
  • Organização da oração;
  • Pontuação;
  • Clareza e organização das idéias;
  • Linguagem concisa;
  • Visão crítica.
  • Ordem morfossintática:
  • Concordância verbal;
  • Concordância nominal;
  • Regência verbal;
  • Regência nominal;
  • Conjugação verbal;
  • Ordem estilística:
  • Oração simples, adjetivos e advérbios, período composto, voz ativa, voz passiva, reescrita de parágrafos, paráfrases.
  • Ordem gráfica:
  • Ortografia, acentuação, divisão silábica, uso de letra maiúscula.
  • Ordem semântica:
  • Conotação e denotação, sinônimos e antônimos, homônimos e parônimos.

GEOGRAFIA

CONSIDERAÇÕES PEDAGÓGICAS/OBJETIVO

O espaço onde vivemos é o resultado dos interesses, objetivos e necessidades dos diversos grupos sociais. O espaço não pode ser analisado como pronto e acabado. Cabe, portanto, à Geografia levar os alunos a compreenderem a dinâmica desta organização, lançando mão para isso, da observação, da análise e da reflexão.

Muda a sociedade, muda a Geografia; e assim mudam-se, necessariamente, os encaminhamentos do seu ensino em sala de aula. Isso significa revermos a relação professor-aluno, de forma a oportunizar aos educandos tornarem-se agentes no processo de ensino-aprendizagem.

Para a apropriação do conhecimento, são necessários procedimentos metodológicos que a viabilizam. Isto não significa a existência de um receituário completo a ser seguido, porque aparecerão diversos temas com diferentes possibilidades de encaminhamento. Não basta transmitir ou ensinar aos alunos os fatos: o importante é que ele levante questões, analise e reflita.

O uso do texto é, assim, de fundamental importância, enquanto registro de conteúdos, como também relevante é a comunicação através da imagem, visto que o desenvolvimento tecnológico nos dias atuais concreta no visual grande parte de informações.

A Educação acompanha os avanços da técnica. Professor e alunos devem, em sala de aula, envolver-se com filmes, slides e fotos, além do emprego de mapas, cartogramas e gráficos, em estudos de campo, fazer a constatação de fenômenos e fatos tratados, valorizando-se o trabalho coletivo.

Entretanto, o emprego de todas essas estratégias deve se dar objetivando a reflexão crítica da realidade e a integração do aluno como sujeito da História.

As considerações que fizemos não significam que as questões relacionadas ao ensino da Geografia sejam definitivas. O momento histórico é de indefinições, dada a velocidade com que os acontecimentos se desenrolam. Devemos estar alerta, pois, a tudo o que está acontecendo, sem desvincularmos da realidade os conteúdos e os procedimentos em sala de aula. Somente desta forma, pois, asseguramos sentido ao objetivo de estudo da Geografia.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

  • O Universo: A terra no universo, estrelas, planetas e satélites.
  • Terra: Movimentos, representação da terra (globo e mapa), escala coordenadas geográficas, fuso horário.
  • Características do Estado, da comunidade.
  • Posição geográfica do Brasil: Aspectos físicos: Zonas climáticas, clima do Brasil, tipos de relevo, relevo do Brasil, hidrografia, fauna e flora.
  • Geografia humana e econômica: população da terra, a cidade e o campo.
  • Posição do Brasil no mundo: visão geral do território, conquistas e povoamentos, espaço brasileiro atual; ocupação e divisão política – administrativa.
  • Divisão Regional Brasileira: Regiões: Quadro natural e aspectos socioeconômicos.
  • Critérios de desenvolvimento do Continente Americano: A interdependência entre o homem e os aspectos físicos.
  • Aspectos humanos: exploração demográfica na América Latina.
  • América Anglo-Saxônica
  • América Latina: México, América Central, América do Sul.
  • Aspectos: Naturais, político-sócio econômico.
  • Critérios para a divisão do mundo atual.
  • Continente Europeu: Regiões geográficas e suas características – Meio natural, aspectos humanos.
  • Continente Asiático: Aspectos gerais e suas características, Ambiente natural, aspectos humanos.

HISTÓRIA

CONSIDERAÇÕES PEDAGÓGICAS/OBJETIVO

Nas últimas décadas, as transformações ocorridas em todas as áreas do conhecimento foram de uma velocidade extraordinária. Se, antes, o conhecimento, de certo modo, possuía uma pretensa solidez e estabilidade, no final da década de oitenta volatilizou-se, passando de um mundo bipolar a um mundo multipolar. Se, antes, a temática central era a disputa entre o capitalismo e o socialismo, agora, a temática mudou, com o surgimento dos mega-blocos econômicos (tigres asiáticos, mercado comum-europeu, unificação da Alemanha) que rompem com a antiga dualidade da guerra fria e da hecatombe nuclear.

A disputa entre os dois mundos, nas décadas passadas (70/80), verificou-se em todas as áreas, inclusive na do saber, que passou a operar também dentro desta disputa, gerando diversas influências, muitas das quais levaram a concepções fragmentárias e preconceituosas, decorrentes do próprio contexto a que estavam condicionadas. A dictomia entre pensar e agir era uma constante, dando sustentação teórica para esta ou aquela maneira de se compreender o Mundo. Também a problemática do tempo e espaço sofreram estas disputas, diminuindo sua importância em detrimento do enfrentamento que se operava. A produção historiográfica, por não estar desligada do contexto histórico em que é produzido, através do relacionamento entre os homens e da maneira de estes conceberem a interagirem no Mundo, também foi atingida pela influência causada por estes dois enfrentamentos.

Diante destas questões postas, o ensino de História deve propor a superação daquela História pragmática, preconceituosa e dicotômica entre pensar e agir, pois pensar e agir se integram e são partes integrantes do processo da relação do homem com o mundo.

Mas não basta que tenhamos a melhor proposta ou o melhor material didático. O professor precisa estar em constante avaliação da sua praxes pedagógica, em que ensinar não signifique simplesmente ir de uma sala a outra e reproduzir uma quantidade de conteúdos. Ensinar é possibilitar aos alunos a apropriação da cultura elaborada da melhor e mais competente forma possível. E o professor, enquanto mediador, deve romper com a prática de mero “apresentador” e “limitador” assumir, nestas novas praxes, o papel e incentivador, investigador e participante, sem se colocar alheio ao entendimento da realidade na qual vive e trabalha.

Enfim, é diante deste processo problemático e contraditório que queremos operar, entendendo que a História tem de ser criada e recriada, uma vez que esta criação apenas começou. A ação de criar e recriar são a nossa meta e pretensão.

PROPOSTA DE CONTEÚDOS

  • A criança, a família, a Escola (a sociedade em que vive);
  • O município – aspectos sociais, culturais e políticos;
  • Sociedades antigas e Feudais:
  • O conhecimento da evolução do Homem;
  • Características das Sociedades:
  • Oriente próximo, escravistas da Antiguidade Clássica;
  • Características das sociedades após a fragmentação do Império Romano.
  • Sociedades Modernas:
  • Americanas e Europeias
  • Europeias colonizadoras
  • Colônias Americanas
  • Sociedade colonial Brasileira.
  • A formação das Sociedades Capitalistas;
  • As Revoluções burguesas Europeias;
  • As Independências Americanas:
  • A Inglesa e a Espanhola;
  • A Independência do Brasil;
  • O 1º Reinado,
  • O Brasil na Regência,
  • O 2º Reinado.
  • As Sociedades Contemporâneas;
  • As Sociedades do Mundo Atual;
  • O Brasil da crise da 1ª República e o período do Estado Novo;
  • As Sociedades Capitalistas dominantes;
  • As Sociedades Socialistas;
  • A atualidade Brasileira.

EDUCAÇÃO FÍSICA

OBJETIVOS

  • Proporcionar meios e condições ao homem para que o mesmo se sinta capaz, através do movimento corporal humano, de interferir do processo de mudança da sociedade brasileira em todos os seus aspectos sócio-político e econômico;
  • Reconhecer a totalidade do corpo, identificando suas partes, suas possibilidades de ação e toda sua relação com o espaço e o tempo;
  • Proporcionar a compreensão do movimento corporal humano como instrumento de ligação entre as experiências vividas e a relação destas com a produção do conhecimento e a construção do pensamento crítico;
  • Oferecer meios que favoreçam a formação da personalidade, proporcionando oportunidades, para o educando perceber-se como um ser em crescimento;
  • Promover a eclosão da espontaneidade, da imaginação criativa, oportunizando a aquisição de novas experiências;
  • Oportunizar ao aluno a prática de atividades desportivas sem discriminação técnica, física e social.

EXERCÍCIOS DE COORDENAÇÃO DINÂMICA GERAL

Andar

 

Correr

 

Saltar

 

Saltitar

 

Trepar

 

Jogar

 

Transportar

 

Balançar

 

Apoio e suspensão

 

Flexão e extensão

 

Rotação

 

Inclinação com ajuda do companheiro                  

 

Tracionar

 

Saltos

 

Transposição de obstáculos

 

Corridas planas

 

Saltos gímnicos

 

Arremessos

 

Levantamentos

Corrida com percurso variado

Flexibilidade

Força

Resistência e velocidade

     

 

Atletismo

Coordenação de movimentos atléticos de correr, saltar e arremessar.

Ginástica Artística

Movimentos básicos de ginástica de solo.

Ginástica Rítmica Desportiva

Fundamental básico do desporto com ou sem material.

Cultura

  • Folclore
  • Adivinhações
  • Trovas
  • Jogos de salão
  • Brinquedos de contagem
  • Teatro de sombra
  • Estórias
  • Cantiga de ninar
  • Mitos
  • Lendas
  • Fábulas
  • Brinquedos cantados
  • Música...

CIÊNCIAS

Considerações Pedagógicas/Objetivo

As condições básicas que garantem a sobrevivência e a perpetuação da espécie humana e das espécies animais e vegetais, provém da interação adaptativa destes seres com os demais elementos constituintes da natureza.

O homem se diferencia dos outros seres vivos, graças ao processo de humanização que desenvolve através da sua sociabilização.

Todas as transformações provocadas na natureza, dirigidas pelo homem, ocorrem e ocorreu em contextos históricos e determinam os mais variados efeitos na natureza, na saúde do homem e no seu comportamento.

Com o objetivo de oportunizar uma apropriação do conhecimento sobre os vários elementos dos ecossistemas e de suas interações, os conteúdos inseridos abordam os elementos dos sistemas físicos, químicos e biológicos, com vistas ao entendimento da natureza e das consequências de uma ação impensada ou irresponsável, capaz de um desequilíbrio irreversível, permitindo ao educando a compreensão do Universo como um todo, da sua realidade sociocultural e do seu momento histórico. Estes aspectos fazem com que o educando compreenda e si aproprie das leis que movimentam, produzem e regem os fenômenos naturais, inserindo-o no universo do conhecimento da linguagem científica.

O conhecimento científico tem a sua própria norma de aquisição. É o resultado de um trabalho em que intervém a observação, a experimentação, a coleta de dados a formulação de hipóteses, a verificação, a repetição e a interpretação, presididas pelo raciocínio. Quando se diz que a terra é arredondada, é porque observações, comparações, medidas, correlações, etc. conduziram ao raciocínio a essa conclusão.

Para o ensino de Ciências, a intenção é fazer com que o aluno atinja os objetivos da metodologia científica usando o raciocínio e não a simples memorística.

Sendo assim, o ensino da Biologia tem como mola mestra a interpretação dos fenômenos naturais, a ação do homem sobre eles, a apreensão dos conhecimentos capazes de alterá-los e, enfim, a criação de condições para o alcance de um equilíbrio capaz de tornar a vida o centro das atenções do homem e, consequentemente, conduzir a criança e o jovem a assumirem, cada vez mais, a corresponsabilidade por uma vida digna neste Planeta.

 Proposta de Conteúdos

  • Sistema Solar
  • Terra – Biosfera – Ecossistemas
  • Ambientes Naturais e Artificiais
  • Noções de habitat e adaptações dos Seres Vivos ao seu planeta
  • Condições básicas para a existência d vida na terra: água, ar solo, energia solar
  • Conceitos de Paleontologia: estudo dos fósseis
  • Seres Vivos: Características gerais dos Seres Vivos
  • Sistemática Vegetal e Animal
  • Morfologia e Fisiologia Comparadas
  • Tegumento
  • Locomoção
  • Digestão e Alimentação
  • Respiração, circulação e excreção
  • Glândulas e Reprodução
  • Sistema Nervoso
  • Doenças da Região
  • Órgãos dos Sentidos
  • Noções complementares de Física = ondas
  • Noções complementares de Química Básica.

MATEMÁTICA

Considerações Pedagógicas/Objetivo

Estamos convictos de que o papel do professor de Matemática deve ser primeiro de tudo, o líder-mediador entre o aluno (que traz conhecimentos não sistematizados, vinculados à realidade) e o conhecimento da Matemática como ciências (conteúdo e processos sistematizados).

Líder-mediador no sentido de que não poder considerar seu aluno como “tabula rasa” em relação à Matemática e que, propiciando várias experiências, leva o aluno a compreender que suas ideias até então, mesmo sendo práticas, passam agora, por uma fase de organização e sistematização. A partir daí, começa a se descortinar um mundo de ideias (abstração) vinculadas a uma sequência lógica que oportunizam ao aluno não só entender melhor a realidade como também ser capaz de modifica-la.

Como líder-mediador, entre outras orientações, o professor deve, sempre que possível:

  • Manter o vínculo entre a realidade e a teoria, problematizando situações do cotidiano;
  • Desenvolver a teoria, fazendo o aluno perceber que o conhecimento já adquirido é utilizado como meio para a ampliação do conhecimento, tanto em nível de conteúdo como de processo (habilidades);
  • Levar em conta aquilo que o aluno já sabe (o que aprendeu fora da escola);
  • Mostrar que o conteúdo e o método são ambos importantes complementando-se na aprendizagem;
  • Mostrar que o método resolutivo só é consistente quando tem fundamentação teórica;
  • Dosar o tempo pedagógico entre pensar, fazer e refletir;
  • Levar em conta que:
  • A aprendizagem pressupõe a compreensão,
  • A compreensão se dá pela fundamentação,
  • À medida que o aluno vai interiorizando a compreensão, desprende-se da fundamentação e o fazer predomina sobre o pensar.

Em relação ao 1º Grau, aspectos importantes que merecem ser comentados são o da apresentação do Sistema de Numeração e do Desenvolvimento das Operações.

As operações são, na realidade a sua compreensão. O uso de situações-problema, que reflitam necessidades ocorridas no dia a dia, torna as ideias das operações mais claras quanto contextualizadas.

Finalmente, vale enfatizar que por ser de grande utilidade em inúmeras situações do cotidiano, a Matemática está cada vez mais próxima de ser a linguagem básica de todas as ciências.

O estudo da Matemática capacita e desenvolve o espírito e o método do raciocínio dedutivo, caminho seguro e eficaz para a formação científica do educando.

Proposta de Conteúdos:

  • Numeração,
  • Operações matemáticas
  • Sistema monetário,
  • Comprimento,
  • Números Naturais,
  • Divisibilidade,
  • Número Inteiro,
  • Número Racional,
  • Número Decimal,
  • Equação do 1º Grau com uma variação,
  • Razão e Proporção,
  • Expressões e Cálculos Algébricos,
  • Número Racional e Real,
  • Equação do 2º Grau,
  • Relação e Função,
  • Geometria:
  • Reta, ponto e plano,
  • Figuras planas e sólidas,
  • Ângulos, polígonos, retângulos,
  • Medidas de áreas,
  • Soma de ângulos,
  • Círculo, circunferências
  • Teoremas de tales e de Pitágoras.

 

INGLÊS

Considerações Iniciais e Metodológicas

Num momento que as relações econômicas se universalizam, que a tecnologia estreita a comunicação entre povos, a língua inglesa se afirma e se torna cada vez mais necessária como símbolo de estreitamento comunicativo para atender os avanços tecnológicos e culturais. Diante do grande desenvolvimento turístico de nosso Estado e de nosso país, a compreensão da língua juntamente com o falar e o escrever é um instrumento enriquecedor para outras culturas, esse aprendizado vem desenvolver o universo cognitivo, social e cultural do nosso aluno, possibilitando oportunidades deste desenvolvimento econômico.

Pedagogicamente o estudo da língua inglesa, deve estar relacionada e intimamente ligada com o espaço bibliográfico, bons acervos literários, dicionários periódicos de linha brasileira e internacionais, informações sobre países, culturas nacionais e a contextualização linguística para a melhor compreensão do estudo da língua.

Objetivos

  • Criar ambiente de estudo criativo e eficiente;
  • Estimular a pesquisa e o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem;
  • Ampliar a integração do aluno com o mundo cultural, científico e econômico, democratizando o acesso à aprendizagem de língua estrangeira;
  • Desenvolver habilidades cognitivas, sociais, efetivas e linguísticas;
  • Contribuir para o interesse pela cultura de outros países.

Ementa

Estimular e desenvolver o estudo das funções comunicativas: o ler, ouvir, falar e escrever na língua inglesa.

Programa

Competência linguística da língua inglesa; manipulação de estruturas básicas da língua; domínio formal em vários contextos; funções do léxico, noções gramaticais; verbos; estudos de textos (generalizados).

 

 ARTE

Considerações Pedagógicas/Objetivo

A Artes é um misto de desenho de observação, criatividade através dos trabalhos em folhas de papel (biodimensionais) e manuseio de objetos moldáveis (tridimensionais), desenho geométrico, descritivo e perspectiva.

Os objetivos da Artes na formação do jovem são aguçar o seu senso de observação, imaginação e criatividade; despertar suas vocações auxiliar no desenvolvimento do raciocínio lógico-dedutivo, proporcionar habilidade manual, cultura, conhecimento de cores e formas; assimilar as noções de estética, enfim, contribuir na formação do seu caráter.

Quanto as estratégias, pretende-se tornar as aulas mais atrativas para o aluno, de tal forma que o professor mostre primeiro os materiais básicos necessários e recomende seu uso correto, como manuseá-los, conservá-los e guardá-los. Outra estratégia é associar com elementos do dia-a-dia e a realidade concreta, tudo o que se aprenderá nesta disciplina.

Ao trabalhar com letras, incentivar os alunos para o uso correto das mesmas, evidenciando as maiúsculas e minúsculas. É o momento propício para estimular o aluno a melhorar a qualidade de sua letra, bem como incentivar o uso das letras, por exemplo, para os títulos em capas de trabalhos escolares, etc.

No estudo das cores, destacar a importância do espectro solar , as cores primárias, as secundárias, as combinações, os tipos de materiais, a combinação das roupas em uso, as cores dos carros, das casas, dos móveis, enfim de tudo que nos cerca.

Nos ângulos e nos polígonos, chamar atenção para as formas geométricas usadas no dia-a-dia, tais como utensílios domésticos, roupas, brinquedos, o ângulo descrito pelas pessoas para atravessar uma rua, etc.

Trabalhando com as figuras básicas, triângulos, quadriláteros, trapézios e circunferências, devendo o professor extrapolar os exercícios orientando os alunos a descobrirem estas formas ao seu redor, como a forma do triângulo no telhado de uma casa, o quadrado ou retângulo em uma piscina, a circunferência na roda de uma bicicleta, o trapézio na maçaneta de uma porta, etc.

É importante, destacar que o conhecimento dos elementos principais que constituem estas figuras é imprescindível.

Ao trabalhar com histórias em quadrinhos, o professor deve incentivar o aluno em sua criatividade, deixando-o bem “solto” na montagem dos seus personagens, sua história, seus desenhos, fundos, cores, balões, onomatopeia, etc..., podendo também permitir aos alunos com mais dificuldade de criação ou desenho, recortar personagens existentes e recriar outras histórias.

Deve também deixá-los à vontade para as formas de modelagem, mostrando a importância do conhecimento de tudo que foi aprendido com os ângulos, as figuras geométricas, s cores e até sugerir ao aluno a confecção dos personagens das histórias em quadrinhos.

É importante ressaltar que as disciplinas aplicadas em todos anos busca dinamizar o trinômio: Imaginar, Criar, Conhecer.

Também por meio dos eixos: Movimento e Música, o professor Multidisciplinar, juntamente com a equipe pedagógica deve direcionar os planejamentos buscando integrar os trabalhos realizados fazendo acontecer a interdisciplinaridade, onde a parceria é a base. A importância dessas ações na Arte, buscam orientações básicas de como planejar e desenvolver as aulas buscando contribuir com o desenvolvimento pleno do aluno.

A iniciação musical na educação estimula áreas do cérebro do indivíduo que irão beneficiar o desenvolvimento de outras linguagens, trazendo benefícios ao processo ensino aprendizagem, inclusive o raciocínio matemático. Realizar esse tipo de trabalho ajuda a melhorar a sensibilidade, a capacidade de concentração e a memória. A música fomenta uma linguagem capaz de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos. Ela está presente em várias culturas e consiste numa importante forma de expressão humana. Presente desde cedo na vida diária, as crianças entram em contato com ela, aprendendo e atribuindo à música significados culturais. Vale lembrar que ela integra aspectos sensíveis, afetivos, estéticos, e cognitivos. Daí a importância do trabalho com esse eixo.

O trabalho com a música deve considerar, portanto, que ela é um meio de desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da audição, da fala, da autoestima e autoconhecimento. Um conhecimento acessível a todos os indivíduos, inclusive e principalmente àqueles que apresentam necessidades especiais. Enfim, poderoso meio de integração social.   

Proposta de Conteúdos

  • Ponto, linha e reta
  • Cores
  • Ângulos e Polígonos
  • Triângulos, quadriláteros, trapézios
  • Faixas decorativas
  • Circunferências, Rosáceas
  • Recursos gráficos, criatividade
  • Modelagem, entalhe
  • Geometria: Mediatriz, paralelas, bissetriz
  • Disco de Newton
  • Sólidos geométricos
  • Círculo, losango
  • Arcos
  • Espiral de Arquimedes, perspectiva cônica
GESTÃO INSTITUCIONAL E PARTICIPAÇÃO DOS SEGMENTOS DA COMUNIDADE ESCOLAR NOS PROCESSOS DE DECISÃO

Em todas as atividades de aprendizagem, a escola busca uma gestão democrática e participativa; e compreenderá que a sua proposta pedagógica deverá ser coerente com os princípios ora delineados. Desta forma a ação metodológica deverá buscar de forma contínua a melhoria na qualidade do ensino através da integração das áreas do conhecimento, garantindo a participação ativa da comunidade escolar, valorizando suas opiniões, experiências e considerando seus interesses na difusão do saber.

A metodologia de ensino se processa com a transmissão de conhecimentos, visando a formação de atitudes e habilidades, através de atividades teóricas e práticas, respeitando-se as experiências de aprendizagem adquiridas, buscando a fixação de aprendizagem para a vida prática.

O grande desafio para o Centro Educacional Souza Marques é colocar em prática, hoje, o que vai servir para o futuro. A educação se constitui, na verdade, de uma estratégia adotada pelas sociedades para permitir que os indivíduos sejam criativos e atinjam o máximo de suas capacidades e que sejam, socialmente, capazes de cooperar com o próximo em ações comuns. Pautando-se nessa realidade é que o Centro Educacional Souza Marques se esforça – e o fará de forma contínua – para obter meios e, simultaneamente, se constituir em um meio de alcançar esse objetivo primordial da educação.